7-3 Tecido ósseo

ORGANIZAÇÃO MICROSCÓPICA DO TECIDO ÓSSEO
É importante, inicialmente, reconhecer o tecido ósseo ao microscópio.

Figura superior
Observam-se espaços preenchidos por tecido conjuntivo propriamente dito frouxo (em azul claro). Este tecido ocupa as pequenas cavidades internas deste osso – procure se lembrar da figura anterior.
Clique aqui se quiser rever o conceito de Tecido conjuntivo frouxo.
O tecido ósseo é visto sob a forma de trabéculas ósseas (em laranja claro). Repare que estas trabéculas se fundem com outras e tem um trajeto irregular.
Se fosse observado macroscopicamente, o conjunto destas trabéculas e espaços teria o aspecto do osso esponjoso mostrado na página anterior.
Muito importante:
A matriz extracelular do tecido ósseo é eosinófila ou acidófila e se cora em vermelho ou rosa após HE. Portanto, as porções alongadas de diferentes tamanhos, coradas em rosa e ressaltadas são trabéculas de tecido ósseo.
O tecido ósseo possui células na sua superfície e no seu interior. A matriz acidófila e a localização das células no interior e na superfície de cada trabécula caracterizam o tecido ósseo.
Lembrar que a matriz extracelular da cartilagem, vista no módulo anterior, é basófila e se cora em tons de azul após HE. Clique aqui para comparar com imagens de cartilagem hialina.

Figura inferior
Analisando as células do tecido ósseo podem-se notar pelo menos duas populações de células, que diferem quanto a sua localização:
1 – há uma grande quantidade de células no interior das trabéculas, envolvidas por matriz óssea – destacadas em verde claro. São os osteócitos.
2 – há um grande número de células dispostas em fileiras, colocadas na superfície das trabéculas ósseas – destacadas em cor laranja. São os osteoblastos.
3 – no canto direito inferior da figura, destacada por uma seta, há uma volumosa célula (em azul), colocada na superfície de uma trabécula.É um osteoclasto.
Toda a superfície do tecido ósseo é, portanto, revestida por células.
O que significam os locais da superfície óssea em que não observam células – estas foram deslocadas durante as várias etapas da preparação do corte.

Tecido ósseo. Coloração: hematoxilina e eosina. Aumento: pequeno.

Tecido ósseo. Coloração: hematoxilina e eosina. Aumento: pequeno.

Tablets e telefones celulares:
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE