7-2 Tecido ósseo

ORGANIZAÇÃO MACROSCÓPICA DE UM OSSO
Um osso longo é um bom material para analisar macroscopicamente diferentes padrões de organização do tecido ósseo. O osso cortado que se vê na figura é um osso seco do qual todos tecidos moles foram removidos.
Na superfície do osso se observa que o tecido ósseo é bastante denso e por esta razão o osso desta camada é denominado osso compacto ou osso cortical. O osso compacto possui milhões de pequenas cavidades que somente podem ser vistas ao microscópio. É um tecido muito resistente a tensões, torções e choques mecânicos.
A superfície da região articular é revestida por cartilagem hialina localizada sobre uma fina camada de osso compacto. Isto sempre acontece nas articulações móveis. É chamada cartilagem articular.
O interior da diáfise é oco, formando o canal medular cujo interior é ocupado in vivo por medula óssea.
O interior das epífises é constituído por milhões de pequenas trabéculas ósseas. São pequenas lâminas ósseas organizadas tridimensionalmente originando uma estrutura com inúmeras pequenas cavidades visíveis macroscopicamente. Este tipo de organização tridimensional é denominado osso esponjoso.
As trabéculas ósseas se dispõem segundo as linhas de força que atuam nesta região tornando o osso esponjoso bastante resistente, porém leve. As cavidades do osso esponjoso costumam conter medula óssea.
Na imagem inferior:
Há uma região periférica (em vermelho) correspondente a osso compacto.
Na maior parte da imagem pode-se observar osso esponjoso em um aumento maior. As regiões em rosa claro representam as superfícies das pequenas lâminas ósseas e as regiões escuras correspondem às cavidades existentes entre as lâminas.
Quando vistas ao microscópio as lâminas aparecem em cortes e recebem o nome de trabéculas ou espículas ósseas e várias estão apontadas por setas.

Osso seco. Macrofotografia

Osso seco. Macrofotografia

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE