7-1 Tecido ósseo

CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES DO TECIDO ÓSSEO

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo formado por células residentes originadas do mesênquima e por uma matriz extracelular mineralizada.
O tecido ósseo é constituído de populações de células originadas de duas linhagens: osteoblástica e osteoclástica, com distribuição e funções específicas no tecido ósseo.
A matriz extracelular do osso é bastante especial, pois é formada de uma porção orgânica e de uma porção mineralizada. Possui duas características principais:
– predomínio de moléculas de colágeno do tipo I organizadas em fibras. Dependendo do tipo de osso e do seu grau de amadurecimento, as fibras podem estar dispostas de maneira desorganizada ou de maneira altamente organizada.
– presença de muitas outras moléculas na matriz extracelular fundamental, principalmente proteoglicanas e glicoproteínas, algumas delas exclusivas ou características do tecido ósseo.
– as fibras colágenas são acidófilas e se coram bem pela eosina. Isto significa que a matriz óssea se apresenta em cor de rosa após coloração por H&E, ao contrário da matriz cartilaginosa que se cora predominantemente pela hematoxilina (é basófila e azulada).
– a matriz óssea é calcificada devido à deposição de cristais de hidroxiapatita (formados de fosfato de cálcio) sobre as fibrilas colágenas.

Cortes histológicos de tecido ósseo e de dentes
Devido à sua consistência rígida, o tecido duros requerem metodologias especiais para a obtenção de cortes histológicos.
Veja como isto é feito na páginas sobre Preparação de tecidos duros.

Clique para rever a matriz cartilaginosa

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE