Observe os principais componentes desta imagem: a) um segmento de uma trabécula óssea; b) tecido conjuntivo frouxo em torno da trabécula; c) dois vasos sanguíneos no interior do tecido conjuntivo frouxo.
Trata-se de tecido ósseo – matriz homogênea acidófila (cor de rosa após HE), células revestindo a trabécula óssea e células no interior da trabécula.
Há duas linhagens no tecido ósseo: linhagem osteoblástica e linhagem osteoclástica.
A linhagem osteoblástica é composta de três tipos celulares, células osteoprogenitoras, osteoblastos e osteócitos. Os osteoblastos e osteócitos são facilmente reconhecíveis em cortes histológicos, porém não as células osteoprogenitoras.
Observe estas células na figura inferior:
Os osteoblastos (em laranja após clicar) constituem a maioria das células que recobrem a matriz óssea.
Os osteócitos são as células situadas no interior do tecido, envolvidas por matriz extracelular óssea. Ficam ressaltadas em verde. Dois osteócitos (ressaltados em verde escuro) estão muito próximos à superfície da trabécula e, provavelmente, representam dois osteoblastos que recentemente foram envolvidos por matriz óssea, passando do estado de osteoblastos para osteócitos.
Há um osteoclasto na superfície externa de um local da trabécula. É uma célula muito grande, de citoplasma bastante acidófilo e multinucleada. (Fica ressaltada em azul escuro). Osteoclastos pertencem à linhagem osteoclástica.
Trabécula óssea. Coloração: hematoxilina e eosina. Aumento: médio.
Trabécula óssea. Coloração: hematoxilina e eosina. Aumento: médio.
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.
Para navegar no MOL, use os links ACESSAR PÁGINA ANTERIOR e ACESSAR PÁGINA SEGUINTE situados abaixo da figura.
NAVEGAÇÃO NO MOL: