7-21 Tecido ósseo

CANAIS DE VOLKMANN
Ao contrário do tecido cartilaginoso, o tecido ósseo é intensamente vascularizado. As artérias chegam ao envoltório externo do osso (periósteo) e ramos maiores penetram no interior do osso através de orifícios que podem ser visíveis macroscopicamente.

Nos ossos longos os vasos sanguíneos menos calibrosos (ramos de artérias e tributários de veias) se distribuem no interior do osso compacto de uma diáfise percorrendo o interior de túneis denominados canais de Volkmann.
Os canais de Volkmann comunicam sistemas de Havers adjacentes. Ramos de vasos dos canais de Volkmann penetram nos canais centrais de cada sistema de Havers e irrigam os osteócitos de cada um destes sistemas.
Os canais de Volkmann podem ser reconhecidos em secções transversais de diáfises por se distribuírem de maneira radial em relação ao canal medular.
Clique aqui para recordar a distribuição dos vasos sanguíneos nas diáfises.

Os ramos que passam pelo canal central dos sistemas de Havers nutrem os osteócitos de cada sistema.

A figura mostra vários sistemas de Havers (H) e vários conjuntos de lamelas dos sistemas intermediários (I). Dois sistemas de Havers são interligados por um canal de Volkmann, ressaltado em azul ao passar o cursor.

Diáfise (secção transversal). Método de Schmorl. Aumento: pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE