7-16 Tecido ósseo

ORGANIZAÇÃO DO OSSO LAMELAR EM UMA DIÁFISE – 1
Conforme visto na página anterior, nas diáfises dos ossos longos os sistemas de Havers se arranjam uns sobre os outros formando milhares de colunas de alguns centímetros de comprimento.
A figura apresenta um esquema da disposição de osso lamelar em uma diáfise, quando observada em corte transversal. Este esquema apresenta um pequeno segmento de um anel obtido por corte transversal de uma diáfise – veja o desenho menos em cima e à esquerda.
Podem ser observados quatro sistemas de Havers ou ósteons, ressaltados cada um em um tom de azul. O canal central de cada sistema, denominado canal de Havers, é percorrido por vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
Vasos sanguíneos percorrem a diáfise transversalmente no interior de túneis ósseos denominados canais de Volkmann. Esses vasos são ramos de vasos situados no canal medular (à direita na figura) ou, em menor frequência, do periósteo. Os canais de Volkmann comunicam canais de Havers adjacentes.
Os vasos situados no interior do canal de Havers permitem que a circulação sanguínea e linfática percorra em comprimento cada sistema de Havers e são responsáveis pela nutrição dos osteócitos de cada ósteon.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE