7-22 Tecido ósseo

PERIÓSTEO E ENDÓSTEO
Como já foi mencionado no início deste módulo, com raras exceções, toda superfície óssea é revestida por células. Estas células podem ser de três tipos: células osteoprogenitoras (células tronco do tecido ósseo), osteoblastos ou osteoclastos. Os osteoblastos constituem a maioria das células que revestem.
A superfície externa dos ossos é revestida por células e externamente às células por uma camada de tecido conjuntivo denso modelado. Este conjunto é denominado periósteo.
Com exceção das superfícies articulares, toda a superfície externa dos ossos é envolvida por periósteo.

Este é constituído por tecido conjuntivo denso modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e paralelamente à superfície do osso.
O periósteo é a região do osso que contém vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios. Os orifícios maiores são constantes nos vários indivíduos e possuem nomes anatômicos.

Na figura há um trecho de periósteo (ressaltado em cor de rosa). Está disposto sobre uma camada de osteoblastos que reveste o osso. Observe no periósteo – tecido conjuntivo denso modelado composto de fibras colágenas organizadas paralelamente e células do tecido conjuntivo, principalmente fibroblastos.

Toda a superfície interna dos ossos é revestida por células dos mesmos tipos citados anteriormente e que em conjunto constituem uma camada denominada endósteo (ressaltada em azul claro).
O endósteo é geralmente uma camada muito delgada, frequentemente formada por uma camada de células disposta sobre a matriz óssea.
Veja na próxima página que o endósteo reveste não somente as grandes cavidades ósseas (p. ex. os canais medulares), mas todas pequenas cavidades situadas entre trabéculas do osso esponjoso e até mesmo a parede interna dos canais de Havers.
Osteócitos aparecem ressaltados em verde.

Periósteo e endósteo. Coloração: HE. Aumento: pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE