4-23 Tecido conjuntivo

CÉLULAS TRANSIENTES DO TECIDO CONJUNTIVO – 2

Infiltrado inflamatório

O tecido conjuntivo é a principal sede de reações inflamatórias no organismo.
A quantidade de células transientes aumenta muito quando há uma inflamação local. Neste caso, sinais químicos emitidos por microorganismos mortos e por células locais, principalmente macrófagos, neutrófilos e eosinófilos, atraem leucócitos para esta região. Uma grande quantidade de leucócitos acumulados em um local de resposta inflamatória recebe o nome de infiltrado inflamatório.
Os tipos de células presentes em um infiltrado inflamatório variam bastante, dependendo principalmente de:
1 – o agente que inicialmente provocou esta reação. A população celular pode ser muito diferente se a reação é contra uma bactéria, um protozoário ou um agente físico (por exemplo uma irradiação de calor, isto é, uma queimadura).
2 – o momento em que a reação inflamatória for observada. Por exemplo, após uma infecção bacteriana há inicialmente uma resposta imediata, aguda, que consiste principalmente de neutrófilos e talvez eosinófilos. Em uma fase mais tardia, aparecem muitos linfócitos e plasmócitos, além de macrófagos. Mais adiante ainda podem persistir somente estas últimas células sem a presença de neutrófilos e eosinófilos.

A imagem mostra um tecido conjuntivo situado abaixo de um epitélio estratificado pavimentoso. Observe que neste tecido conjuntivo há um grande acúmulo de células que em aumento maior se verifica serem leucócitos. É o tipo de acúmulo localizado e anormal de leucócitos denominado infiltrado inflamatório. Os infiltrados inflamatórios são locais muito didáticos para se observar as células transientes do tecido conjuntivo, que serão vistas nas próximas páginas desta série.

Infiltrado inflamatório. Coloração: HE. Aumento: pequeno.

Tablets e telefones celulares:

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE