4-22 Tecido conjuntivo

CÉLULAS TRANSIENTES DO TECIDO CONJUNTIVO – 1

Além das células residentes há normalmente no tecido conjuntivo vários tipos de células transientes. São os glóbulos brancos ou leucócitos provenientes do sangue. Eles saem dos capilares sanguíneos e vênulas por diapedese entre as células endoteliais que revestem internamente os vasos sanguíneos e penetram no tecido conjuntivo.

Os leucócitos são classificados de acordo com a forma de seu núcleo e de acordo com os grânulos presentes no seu citoplasma.
Leucócitos polimorfonucleares e mononucleares
Durante a diferenciação dos leucócitos na medula hematopoética seus núcleos são inicialmente esféricos. No final do processo de diferenciação de um grupo de leucócitos o núcleo passa a ser lobulado, isto é, seu conteúdo é separado em dois ou mais volumes denominados lóbulos, que se comunicam por delgadas “pontes” de cromatina.
Os leucócitos lobulados são também denominados polimorfonucleares e são constituídos pelos neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Outro grupo de leucócitos – os linfócitos e monócitos – não possuem núcleos lobulados. Seus núcleos permanecem esféricos nas células totalmente diferenciadas. São também denominados mononucleares.

Leucócitos granulócitos e agranulócitos
Todos leucócitos possuem grânulos no seu citoplasma. Há dois tipos de grânulos: inespecíficos e específicos.
Os grânulos inespecíficos são também denominados grânulos azurófilos (pelas suas características de coloração) e existem em todos tipos de leucócitos em maior ou menor quantidade.
Os grânulos específicos existem em neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Cada uma dessas células possui grânulos característicos, com tamanho, conteúdo e composição específicos.
Este grupo de leucócitos que possui grânulos específicos também é chamado de leucócitos granulócitos, em contraste com os linfócitos e monócitos que só possuem grânulos inespecíficos e por esta razão chamados também de leucócitos agranulócitos.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE