4-19 Tecido conjuntivo

CÉLULAS RESIDENTES- MACRÓFAGOS – 1
O macrófago é uma célula derivada do monócito, um tipo de leucócito circulante formado na medula hematopoiética. Os monócitos saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo, onde se transformam em macrófagos.
Os macrófagos são encontrados em todos locais de tecido conjuntivo. Concentram-se em vários órgãos como por exemplo o fígado, baço, linfonodos, onde estão relacionados com a defesa do organismo.
Os macrófagos são especializados em fagocitose e juntamente com os neutrófilos são considerados “fagócitos profissionais”, em comparação com células que fagocitam eventualmente ou infrequentemente. Além disso, secretam muitas moléculas que atuam no processo inflamatório e nas respostas imunitárias.
O macrófago é uma célula esférica e relativamente grande em comparação com uma hemácia ou um linfócito (que medem cerca de 7 µm de diâmetro).
Seu citoplasma é eosinófilo e seu núcleo esférico é às vezes excêntrico, isto é, situa-se afastado do centro da célula.
Reconhecer um macrófago nem sempre é fácil em preparados rotineiros corados por H&E. Por imunocitoquímica pode-se identificá-lo por meio de proteínas (marcadores) próprias de macrófagos.
Uma boa maneira para diagnosticar um macrófago é observar a presença de material fagocitado no seu citoplasma.
A imagem é do fígado de um animal de laboratório injetado por via intravenosa com um pouco de solução de um corante chamado Carmim. Macrófagos do fígado, denominados células de Kupffer, fagocitaram partículas de corante vermelho presentes no sangue.
As setas indicam o corante fagocitado. Os macrófagos fagocitaram grande quantidade de corante e seus núcleos foram “empurrados” para a periferia da célula.
Os núcleos maiores, pouco corados, situados em torno dos macrófagos, são núcleos de hepatócitos, as células que compõem a maioria do parênquima hepático. Clique aqui se quiser recordar a imagem de hepatócitos que existe no Módulo 1.

Fígado. Coloração: hematoxilina. Aumento: grande.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE