Esta imagem é um aumento grande de um corte de fígado. Observam-se vários círculos azuis ou roxos. São os núcleos dos hepatócitos.
Os núcleos estão no interior do citoplasma das células. A coloração aplicada ao corte histológico que está sendo observado se denomina Hematoxilina e eosina. Após esta coloração os núcleos aparecem em cor azul-arroxeada e o citoplasma corado em rosa. Esta é a coloração mais utilizada para observar cortes histológicos. Na secção final deste módulo haverá mais informações sobre coloração de cortes.
Repare que abaixo da imagem há um aviso representado pela figura de uma mão segurando um mouse. Isto significa que neste quadro há um efeito especial causado pela posição do cursor do mouse.
Ao colocar o mouse sobre a imagem ou clicar sobre a imagem ficará mais fácil distinguir núcleo e citoplasma.
Fígado. Coloração: HE. Aumento grande.
Note que os hepatócitos se organizam em forma de colunas ou cordões. Em cortes estes cordões aparecem como células enfileiradas, mas na verdade são placas tridimensionais de hepatócitos. Mais adiante veremos que os cortes muito delgados de estruturas tridimensionais necessitam ser adequadamente interpretados para se conhecer a verdadeira estruturação das células nos tecidos e órgãos.
Entre as placas de hepatócitos há espaços por onde passa sangue.
A barra situada na porção inferior direita da figura mede 20 μm.
Tablets e telefones celulares:
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.Para navegar no MOL, use os links ACESSAR PÁGINA ANTERIOR e ACESSAR PÁGINA SEGUINTE situados abaixo da figura.
NAVEGAÇÃO NO MOL: