1-25 Conceitos básicos

COLORAÇÕES PARA MICROSCOPIA DE LUZ – 3
Vários tipos de células, especialmente células que sintetizam muitas proteínas, possuem muitos ribossomos livres no seu citoplasma ou um retículo endoplasmático granuloso (REG) muito desenvolvido. Em células que possuem grandes conjuntos de cisternas do REG, seus aglomerados podem ser vistos ao microscópio de luz e recebem o nome de ergastoplasma.
As regiões citoplasmáticas onde há acúmulos de ribossomos ou ergastoplasma se coram por hematoxilina e quando estas células são observadas por microscopia de luz elas apresentam cor azulada. Já foi mencionado que a afinidade de estruturas ácidas por corantes básicos é denominada basofilia. Portanto, estas regiões do citoplasma são basófilas.
Um exemplo muito demonstrativo de basofilia citoplasmática pode ser visto nas células exócrinas do pâncreas. Estas células secretam suco pancreático, que é constituído de grande quantidade de proteínas. A forma geral destas células é piramidal ou piriforme (em forma de pera). Elas se reúnem em pequenos conjuntos esféricos chamados ácinos (mais detalhes no Módulo – Epitélios glandulares).
A região destas células que contêm muito ergastoplasma fica na base da pirâmide. Como estas células contêm muitas proteínas ao lado de ácidos nucleicos, estas regiões mostram uma mistura de coloração por hematoxilina e por eosina, portanto uma cor arroxeada.
Ao deslocar o mouse ou clicar sobre a figura, duas células exócrinas de um ácino aparecem demarcadas por linhas escuras. A porção basófila do seu citoplasma aparecerá demarcada em azul claro. Os núcleos aparecerão coloridos em um tom mais escuro de azul.
A região da célula que ocupa todo o ápice da pirâmide está preenchida por grãos de secreção – que contêm suco pancreático. Este é constituído quase só de proteínas, que se coram preferentemente por corantes ácidos como a eosina – a região é, portanto, acidófila.
O ápice da pirâmide aparecerá em cor de rosa após colocar o mouse ou clicar sobre a imagem.

Aproveite para observar que estas células secretoras possuem nucléolos muito volumosos, ressaltados em alguns dos núcleos.

Pâncreas. Coloração: HE. Aumento médio.

Tablets e telefones celulares:
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE