1-24 Conceitos básicos

COLORAÇÕES PARA MICROSCOPIA DE LUZ – 2
Hematoxilina e eosina

A imagem é de um corte histológico de uma região da parede do intestino em corte corado por hematoxilina e eosina (HE).
A porção direita da imagem é ocupada por um feixe de células musculares lisas. Estas células são fusiformes e paralelas entre si. Nesta figura os eixos longos das células musculares estão na maioria em posição vertical ou oblíqua.
A porção esquerda da imagem é ocupada por tecido conjuntivo constituído por grande quantidade de fibras colágenas, que são acelulares e que fazem parte da matriz extracelular. As células deste tecido estão dispostas de maneira muito variada.
Os núcleos de ambos tecidos têm grupamentos ácidos nos seus ácidos nucleicos e por isso são denominadas estruturas basófilas que se coram em roxo pela hematoxilina.
Repare que a maioria dos núcleos das células do tecido conjuntivo se cora muito mais que as do tecido muscular sendo mais escuros. São chamados núcleos de cromatina densa. Os núcleos que se coram menos, como os das células musculares, são chamados núcleos de cromatina frouxa.
Após colocar o mouse ou clicar sobre a imagem os núcleos de ambos tecidos ficarão corados em azul escuro.

O citoplasma das células musculares lisas e da maioria dos outros tipos celulares se cora em cor de rosa ou alaranjado, por ter sido corado preferentemente pela eosina. Estruturas que se coram pela eosina e por outros corantes ácidos são chamadas de acidófilas ou eosinófilas.

A maior parte da região corada em rosa no lado direito é citoplasma das células musculares. O citoplasma se tornará corado em azul claro ao colocar o mouse ou clicar.
A porção esquerda da imagem, formada por tecido conjuntivo, também se cora bastante por eosina e é, portanto, eosinófila ou acidófila. Este tecido tem uma grande quantidade de fibras colágenas, que são as estruturas alongadas e tortuosas coradas pela eosina. As fibras colágenas são constituídas pela proteína colágeno e por outras proteínas. As fibras aparecerão em cor de rosa após colocar o mouse ou clicar sobre a figura.

Intestino delgado. Coloração: HE. Aumento médio.

Tablets e telefones celulares:

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE