9-28 Tecido nervoso

ESTRUTURA DO TECIDO NERVOSO
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
NERVOS – 2
Estrutura dos nervos
Com exceção dos nervos mais delgados e mais delicados, os nervos em geral têm uma organização característica de distribuição de seus fascículos e do tecido conjuntivo associado ao nervo.
Externamente aos nervos há uma capa de tecido conjuntivo propriamente dito, do tipo denso não modelado.
Esta camada é denominada epineuro (destacada em cor de rosa). Em nervos de grande diâmetro, formados por muitos fascículos, o epineuro penetra no interior do nervo e envolve cada um dos fascículos, como mostra a figura.
Se o nervo percorre o interior de um tecido conjuntivo ou o interior de um órgão, esta camada de epineuro é menos organizada e se mistura com o tecido conjuntivo que está em sua volta. Neste caso o epineuro nem sempre pode ser bem delimitado.

Envolvendo cada fascículo de fibras nervosas existe uma camada denominada perineuro (ressaltado em azul). O perineuro formado de células alongadas compactamente dispostas em camadas. Os núcleos de suas células são tipicamente alongados.

No interior dos fascículos existe tecido conjuntivo frouxo que envolve cada fibra nervosa e que contém capilares sanguíneos. É denominado endoneuro (ressaltado em vermelho). Geralmente está em quantidade tão pequena que nem sempre é percebido nos preparados histológicos.
O endoneuro é uma estrutura muito delicada e muito frequentemente, devido ao processamento dos tecidos para obter o corte, ele sofre retração resultando em espaços artificiais entre grupos de fibras nervosas.

Desenho modificado de: Junqueira de Carneiro, Histologia Básica, 12a Ed.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE