9-27 Tecido nervoso

ESTRUTURA DO TECIDO NERVOSO
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
NERVOS – 1
O sistema nervoso periférico (SNP) está distribuído por todo o corpo e é intimamente ligado ao sistema nervoso central por meio de prolongamentos de neurônios.
O SNP é constituído de nervos e de gânglios.
Nervos
São conjuntos de feixes de fibras nervosas. A fibra nervosa é composta pelo conjunto de um ou mais axônios e suas células envoltoras.
O número de fibras nervosas de um nervo varia muito, desde algumas dezenas até milhares. Os nervos mais calibrosos são constituídos de vários fascículos, isto é, de vários subconjuntos de fibras; pode se dizer que muitos nervos de maior calibre são constituídos de vários nervos de menor calibre.
As fibras nervosas presentes nos nervos podem ser de três tipos:
1 – contêm axônios de neurônios multipolares situados na medula espinal, que irão inervar fibras musculares esqueléticas.
2 – contêm axônios sensoriais de neurônios pseudounipolares que trazem informação da periferia para a medula espinhal, dirigindo-se aos gânglios sensitivos.
3 – contêm axônios do sistema nervoso autônomo (veja mais adiante neste módulo) que se dirigem a um gânglio nervoso do sistema autônomo.
Os nervos frequentemente transportam os três tipos de fibras simultaneamente.

Há várias diferenças entre as fibras nervosas do sistema nervoso central e as do sistema nervoso periférico:
1 – as células que envolvem os axônios no SNC são oligodendrócitos, enquanto que no SNP são células chamadas células de Schwann. Cada célula de Schwann envolve um pequeno trecho de um axônio de modo que os axônios são envolvidos por longas fileiras de células de Schwann.
2 – no SNC os oligodendrócitos revestem continuadamente os axônios, enquanto que no SNP há um pequeno intervalo entre uma célula de Schwann e a seguinte. Este pequeno espaço, de grande significado fisiológico, se denomina nó de Ranvier.
3 – os nervos são revestidos por tecido conjuntivo e existe tecido conjuntivo no interior dos nervos.

Da mesma forma como no SNC, as células envoltoras dos axônios do SNP podem ou não produzir mielina. Desta maneira, existem tanto no SNC como no SNP fibras nervosas mielínicas e amielínicas.
Os nervos podem ser constituídos de associações de fibras mielínicas e amielínicas, ou do amplo predomínio de um destes tipos ou constituídos somente por um dos tipos.

Desenho modificado de: Junqueira de Carneiro, Histologia Básica, 12a Ed.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE