5-2 Tecido adiposo

TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR – 1
Este tecido constitui o que se chama habitualmente de gordura branca ou gordura amarela. Macroscopicamente sua cor é esbranquiçada ou amarelada, dependendo da dieta individual, pois várias moléculas lipídicas (p. ex. Vitamina A) se dissolvem na gota.
O tecido adiposo unilocular ocorre espalhado em quase todo o organismo e é um importante reservatório de energia do corpo. Secreta várias moléculas que agem em outros locais do organismo – são consideradas hormônios.
Concentra-se em algumas regiões onde forma coxins de apoio (nas palmas das mãos, planta dos pés e nádegas), na cavidade abdominal (especialmente nos epiplons e em torno de órgãos desta cavidade), nas camadas profundas da pele (camada subcutânea), na região posterior dos globos oculares.
Serve também para preenchimento de locais entre órgãos e sustentação de órgãos. Há diferenças sexuais na distribuição de tecido adiposo unilocular.
No citoplasma dos adipócitos do tecido adiposo unilocular há uma grande gota constituída de lipídios, que ocupa a maior parte do adipócito, deslocando o núcleo e o restante do citoplasma para a periferia da célula.
Como esta gordura é dissolvida durante a confecção de preparados histológicos rotineiros, observa-se um espaço vazio no local onde estava depositada a gordura.
Nos adipócitos se observa principalmente o citoplasma que forma uma estreita camada na periferia celular, a qual também contém o núcleo da célula.
Observe que, devido à consistência pouco rígida da gordura, a forma dos adipócitos se adapta nas superfícies de contato entre adipócitos vizinhos.

Tecido adiposo. Coloração: HE. Aumento: pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE