2-25 Tecido epitelial de revestimento

EPITÉLIO PSEUDOESTRATIFICADO – 2
O epitélio pseudoestratificado mostrado na figura é do revestimento de uma traqueia, também denominado epitélio respiratório. Apesar de sua denominação, não participa da troca de gases entre o sangue e o ar inspirado.
Observe a presença de núcleos em várias alturas da camada epitelial, porém eles não se distribuem em camadas distintas, como no caso do epitélio estratificado cúbico-prismático já visto anteriormente.
Coloque o cursor ou clique sobre a figura para ver núcleos de células epitéliais – alguns núcleos das células colunares estão ressaltados em azul claro e das células basais em azul escuro. O tecido abaixo dos núcleos das células basais é tecido conjuntivo.

Traqueia. Coloração: HE. Aumento: médio.

Entre as células de revestimento há células epiteliais secretoras denominadas células caliciformes, secretoras de muco. Elas têm a forma de um cálice. Seu citoplasma é pouco corado, porque o muco não se cora bem por HE. Seus núcleos são muito corados e ficam na base da célula. Um núcleo de célula caliciforme é visto destacado em verde escuro após movimentar o mouse. Seu citoplasma, onde se concentra a secreção, aparecerá em verde claro.

Outra particularidade importante do epitélio que reveste a traqueia é a presença de cílios na superfície livre de suas células colunares. Representam a faixa cor de rosa após movimentar o mouse ou clicar.

Classificação completa deste epitélio: epitélio pseudoestratificado colunar ciliado com células caliciformes.

FIM DO MÓDULO 2 – TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR