2-24 Tecido epitelial de revestimento

EPITÉLIO PSEUDOESTRATIFICADO – 1
O epitélio pseudoestratificado tem este nome porque parece ser estratificado, pois apresenta núcleos em diferentes alturas da camada epitelial.
Na verdade, há só uma camada de células, porém elas apresentam alturas diferentes, o que resulta na distribuição variada de seus núcleos, dando a falsa impressão de estratificação. A rigor é, portanto, um epitélio simples.
Em cortes rotineiros, distinguem-se dois tipos de células. Na figura superior se observa que há células altas, colunares, e células pequenas, poliédricas, chamadas células basais. Tanto as células altas como as células basais como as colunares estão apoiadas na lâmina basal, porém isto não é facilmente percebido nos cortes histológicos. Sabe-se que, na verdade, estes epitélios são constituídos por vários tipos de células além dos mencionados.
Este tipo de epitélio não deve ser confundido com um epitélio estratificado, pois as células não formam camadas distintas como pode ser observado no epitélio estratificado cúbico-colunar, na página 2-18. Clique para rever esta página.

Um tipo especial de epitélio pseudoestratificado reveste internamente as porções condutoras do sistema respiratório (p. ex. cavidade nasal, traqueia, brônquios). Por esta razão também é denominado epitélio respiratório, representado na figura inferior.
Características principais das células deste epitélio:
Possui células colunares altas e células basais pequenas. Além disso, há dois ou três outros tipos de células, não facilmente perceptíveis em preparações rotineiras.
A superfície livre das células colunares possui grande quantidade de cílios, importantes para mover a camada de muco existente sobre a superfície epitelial, na qual aderem bactérias e partículas de poeira.
Intercaladas entre as células de revestimento há células secretoras chamadas células caliciformes. Possuem um núcleo na base do epitélio e uma longa porção que contém secreção mucosa concentrada na parte dilatada da célula que se assemelha a um cálice.
A classificação completa deste epitélio do tipo respiratório é: epitélio pseudoestratificado colunar ciliado com células caliciformes.

A parede do duto epididimário é formada por um epitélio pseudoestratificado colunar. Suas células, no entanto, não possuem cílios. Possuem longos microvilos.
Clique aqui para observar o epitélio pseudoestratificado colunar do epidídimo.
Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: pabrahamsohn@uol.com.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE