2-21 Tecido epitelial de revestimento

EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO – 6
Renovação do tecido epitelial

Os revestimentos epiteliais estão frequentemente sujeitos a atrito e desgaste por agressões mecânicas. Estes fenômenos são ainda mais exacerbados nos epitélios pavimentosos estratificados devido aos locais que ocupam na pele ou nas mucosas.
Na maioria dos epitélios e, principalmente no epitélio pavimentoso estratificado, há um mecanismo de reposição de células perdidas. Neste último tipo de epitélio, as células da camada basal são menos diferenciadas e se dividem continuamente. As setas na imagem indicam células da camada basal do epitélio em divisão mitótica.

Esôfago. Coloração: HE. Aumento grande.

As células filhas resultantes das divisões têm dois destinos: a) permanecem no local, servindo como células-fonte para novas divisões; b) migram progressivamente para a superfície, ao mesmo tempo em que sintetizam novos tipos de proteínas (sofrem um processo de diferenciação) e modificam sua forma. Depois de chegarem à superfície elas se soltam da camada epitelial. Esta descamação é compensada pela produção de novas células na camada basal, o que mantém relativamente constante a espessura total do epitélio.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE