2-15 Tecido epitelial de revestimento

EPITÉLIO ESTRATIFICADO
Epitélio estratificado cúbico/colunar
Os epitélios estratificados são formados por duas ou mais camadas de células.
A imagem é de um duto excretor de uma glândula salivar. Este duto foi seccionado longitudinalmente e corre horizontalmente na figura. No seu interior, isto é, no seu lúmen, há uma substância acidófila homogênea corada em rosa claro – é a secreção da glândula transportada ao longo do duto.

Trata-se de um duto calibroso formado pela junção de vários outros dutos excretores mais delgados. A parede dos dutos excretores mais delgados é constituída de uma só camada de células, um epitélio simples cúbico que depois, quando o duto se torna mais calibroso, é substituído por um epitélio simples colunar. Nos dutos ainda mais calibrosos, como o mostrado na figura, o epitélio da parede pode se tornar estratificado.
A parede do ducto desta figura é formada por duas camadas de células.
A camada mais interna, mais próxima da membrana basal, é formada de células cúbicas cujos núcleos estão indicados em azul claro após usar o mouse ou clicar. A camada mais superficial do epitélio é formada de células colunares cujos núcleos aparecerão em azul escuro. É um epitélio estratificado cúbico-colunar.

Duto excretor. Coloração: HE. Aumento: médio.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE