12-8 Órgãos linfoides

LINFONODO – 2

Nesta página e nas seguintes serão analisados os principais componentes dos linfonodos. Veja no desenho a localização da imagem do corte histológico apresentado embaixo.
Em um corte observado em pequeno aumento destacam-se as principais estruturas dos linfonodos. Uso o cursor ou clique sobre a imagem.
1 – Cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado que envolve o órgão completamente. No interior da cápsula deste linfonodo há algumas células adiposas.
2 – Região cortical. Situada abaixo da superfície convexa do órgão.
Esta região contém uma sub-região denominada cortical profunda ou paracortical a qual se situa no limite com a região medular. No entanto a diferenciação entre cortical superficial e cortical profunda não é facilmente perceptível em cortes rotineiros.
Uma característica da região cortical é a presença de folículos linfoides. São conjuntos nodulares contendo grande quantidade de linfócitos (tecido linfoide nodular).
3 – Região medular. É fácil perceber o limite entre ambas regiões. Na região medular há cordões celulares e faixas mais claras que serão detalhadas mais adiante. A região medular se estende até a superfície côncava ou achatada do linfonodo.
Não há folículos linfoides na região medular.

Linfonodo. Coloração: HE. Aumento pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE