12-24 Órgãos linfoides

BAÇO- 5
Em um aumento maior de um corte de baço observam-se seus dois componentes principais:

Estroma
Representado por trabéculas conjuntivas, destacadas em verde.

Parênquima
O parênquima do baço é constituído por dois componentes denominados polpa branca e polpa vermelha. Ambos estão presentes na imagem.

Fazem parte da polpa branca:
– acúmulos de linfócitos organizados em bainhas em torno de arteríolas denominados bainhas periarteriolares (em azul de tom mais escuro).
– acúmulos esféricos ou ovoides de linfócitos constituindo folículos linfoides. Um folículo está destacado em azul de tom médio, circunscrito por um traço. Este folículo possui um centro germinativo, ressaltado em azul claro.
Os folículos linfoides do baço, caracteristicamente estão associados a uma ou mais arteríolas (ressaltadas em vermelho). São denominadas arteríolas centrais do folículo, embora nem sempre estejam no seu centro. Sob este aspecto, os folículos linfoides do baço se distinguem de todos outros folículos linfoides do organismo, presentes em linfonodos ou no MALT.
A polpa vermelha é o restante do tecido observado na imagem. Seus dois componentes – cordões esplênicos e sinusoides esplênicos – serão analisados mais adiante.

Baço. Coloração: HE. Aumento pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE