12-20 Órgãos linfoides

BAÇO- 1
Componentes do baço
O baço é um órgão alongado com formato geral triangular.
Possui em uma das suas faces um hilo por onde entram e saem os vasos sanguíneos que irrigam o órgão.
O baço é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso.

Passe o cursor ou clique sobre a imagem para obter uma visão inicial de um corte de baço – na figura estão representados alguns dos seus componentes: folículos linfoides e trabéculas de tecido conjuntivo (em vermelho).
O baço possui muitos folículos linfoides, porém diferente dos linfonodos em que os nódulos se acumulam na zona cortical da periferia do órgão, no baço estes nódulos estão espalhados por todo o órgão.
Observe também que o tecido conjuntivo da cápsula se prolonga para o interior do órgão (como nos linfonodos), originando trabéculas de tecido conjuntivo.
A cápsula, as trabéculas e uma extensa rede de fibras reticulares do tecido conjuntivo compõem o estroma do órgão, um “esqueleto” que mantém a estrutura do baço, pois a grande maioria de suas células são isoladas e migratórias.
O parênquima do órgão é o seu tecido funcional. Como todo órgão linfoide, no baço predominam os linfócitos. O parênquima do órgão é dividido em duas categorias: polpa branca e polpa vermelha, denominações que derivam do aspecto macroscópico de um corte do órgão a fresco.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE