10-15 Sangue e hemocitopoese

PROCESSO DE HEMOCITOPOESE

Principais eventos da eritropoese
Durante a formação de eritrócitos as células tronco denominadas proeritroblastos diminuem bastante de tamanho, a cromatina dos núcleos se torna cada vez mais densa, isto é, escura e granulosa. O citoplasma é inicialmente bastante basófilo devido à grande quantidade de RNA nele presente – esta célula é o eritroblasto basófilo.
À medida que estas células se diferenciam elas iniciam a síntese de hemoglobina. Devido a isto o citoplasma passa a se corar por uma mistura de corantes basófilos e acidófilos por causa da coexistência de RNA e hemoglobina – esta célula é o eritroblasto policromatófilo.
Com a perda gradual do RNA citoplasmático as células atingem a cor de uma hemácia – é o eritroblasto ortocromático.
Nas últimas etapas deste processo o núcleo é expulso da célula originando um eritrócito ou hemácia.

Principais acontecimentos da granulocitopoese
A célula tronco da linhagem granulocítica é uma célula grande, com núcleo volumoso de cromatina frouxa e delicada. Seu citoplasma é basófilo, porém menos que o citoplasma do proeritroblasto. Esta célula é denominada mieloblasto.
Durante as etapas seguintes de diferenciação a célula diminui de tamanho, a cromatina do núcleo se torna gradualmente mais densa, mais corada, e há o progressivo acúmulo de grânulos específicos, característicos de cada linhagem de granulócito adulto.
Os mieloblastos originam os promielócitos, diferentes para cada sublinhagem: promielocito neutrófilo, eosinófilo e basófilo.
Na etapa seguinte os mielócitos apresentam uma chanfradura nos núcleos, isto é, uma endentação.
Na fase seguinte, de metamielócito, as células são bastante menores, de tamanho aproximado ao de uma hemácia ou de um neutrófilo. Seu núcleo é alongado como uma salchicha, em forma de U ou C, às vezes um pouco retorcido.
As células da fase seguinte já são encontradas em pequena quantidade no sangue circulante: células com núcleo em bastão chamadas bastonetes. Os bastonetes neutrófilos existem em pequena porcentagem no sangue normal, o que não ocorre com os bastonetes eosinófilos e basófilos.
A última fase é aquela que corresponde às células maduras normalmente encontradas no sangue circulante: neutrófilo segmentado, eosinófilo segmentado e basófilo segmentado.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE