1-20 Conceitos básicos

FORMAS MAIS COMUNS DAS CÉLULAS
Os diversos tipos de células do organismo têm formas bastante variadas e as suas formas quase sempre estão estreitamente associadas com as funções que exercem.
1- células planas ou pavimentosas. São achatadas como ladrilhos. Seu contorno pode ser oval ou alongado e seu núcleo geralmente é elíptico. Tudo isto dá a este tipo de forma o aspecto de um ovo frito em que a gema seria o núcleo. Muitas destas células têm prolongamentos.
2- células esféricas. Só existem em meio líquido, como é o caso das células do sangue ou da linfa. Outras células do organismo, como por exemplo os macrófagos que são células livres e migratórias especializadas em fagocitose, podem ser mais ou menos esféricas, dependendo da sua posição e do contato com células ou estruturas vizinhas.
3- células cúbicas ou cuboides. Poucas células são realmente cúbicas como mostrado na Fig. 3a. Na verdade elas são aproximadamente cúbicas e são chamadas cuboides. Geralmente têm várias pequenas faces como mostrado na Fig. 3b, em vez das seis faces de um cubo verdadeiro. São as faces de contato com células vizinhas.
4- células prismáticas ou colunares. Têm forma de paralelepípedos (Fig. 4a) e, como no caso das células cúbicas, têm várias pequenas faces (Fig. 4b).

5- células poliédricas. As células que existem em grande quantidade no fígado (os hepatócitos), vistas nas primeiras páginas deste módulo, têm formas que variam entre aproximadamente esféricas e aproximadamente cúbicas. Este tipo de célula tem inúmeras pequenas faces resultantes do contato entre células vizinhas. Este tipo de formato é muito comum no organismo.
6- células fusiformes. São células em forma de um fuso, isto é, alongadas e com as extremidades delgadas. Um exemplo é o das células musculares lisas.
7- células cilíndricas. Têm forma de cilindros com extremidades achatadas mas não afiladas como as células fusiformes. As células musculares cardíacas e as esqueléticas são exemplos deste tipo de forma.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE