9-8 Tecido nervoso

CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
NEUROGLIA-2
ASTRÓCITOS PROTOPLASMÁTICOS – 1
Os astrócitos protoplasmáticos podem ser reconhecidos em cortes após tratamentos especiais que resultam na precipitação de metais sobre sua superfície (técnicas de impregnação metálica). A coloração amarelada do corte é consequência da presença destes metais. Estas técnicas geralmente não permitem observar detalhes do núcleo e do citoplasma.
São células com muitos prolongamentos ramificados os quais ocupam um grande volume do espaço extracelular. Às vezes ocorre um precipitado exagerado de metais sobre a superfície de algumas destas células, as quais, em consequência, aparecem como borrões, sem permitir a visualização dos prolongamentos. Isto será melhor visto nas próximas páginas.
A imagem é um aumento pequeno de um corte de substância cinzenta do cérebro.
Veja o grande volume de espaço ocupado pelo corpo celular e prolongamentos de cada astrócito protoplasmático – ressaltados em azul claro.
No restante do corte – observe como os neurônios parecem ser, comparativamente, muito menores que o espaço ocupado pelos astrócitos. São os pequenos círculos negros, frequentemente com prolongamentos. Na verdade, aqui estamos comparando o pericário de neurônios com astrócitos inteiros. Aparecem ainda muitos pequenos segmentos de prolongamentos celulares (linhas delgadas) e de capilares sanguíneos (linhas espessas).

Cérebro. Impregnação metálica. Aumento: pequeno.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE