9-3 Tecido nervoso

CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
NEURÔNIOS – 2
A imagem é de um corte de cérebro.
Destaca-se na imagem um grande neurônio multipolar no centro da imagem. Seu corpo celular, também chamado pericário, fica ressaltado em verde, assim como vários dos prolongamentos que saem do pericário.
Há porções de dois outros neurônios na imagem, também ressaltados em verde.
O núcleo do grande neurônio se situa no centro do pericário, é grande e esférico – fica ressaltado em azul claro. A cromatina é frouxa e no interior dos núcleos de neurônios frequentemente se observam volumosos nucléolos, destacado em azul escuro.

Além dos neurônios acima descritos, observa-se uma grande quantidade de núcleos, menores que os dos neurônios, e que provavelmente são de células da neuroglia, que será estudada mais adiante. Estes núcleos estão ressaltados em azul escuro.
A maior parte da imagem é composta de uma “substância” cor de rosa e que, se observar atentamente, é formada de pequenos filamentos. Trata-se de uma grande quantidade de prolongamentos de neurônios e de células da neuroglia. Pelas colorações rotineiras não é possível distinguir os prolongamentos, nem saber a que células pertencem.
O tecido nervoso requer muita energia e oxigênio para seu funcionamento e por esta razão é muito vascularizado. A massa de tecido cor de rosa possui grande quantidade de pequenas cavidades que são capilares sanguíneos – ressaltados em vermelho.

Cérebro. Coloração: HE. Aumento: médio.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE