CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO NERVOSO
A principal característica do tecido nervoso é a presença de células denominadas neurônios. Estes são células com prolongamentos e que têm a capacidade de serem estimuladas por substâncias químicas ou estímulos elétricos geralmente originados em outras células e, por sua vez, gerar um potencial de ação (“impulso nervoso”). Este é transmitido ao longo da membrana plasmática que recobre seus prolongamentos, chegando às extremidades dos prolongamentos em locais denominados sinapses. Nas sinapses o potencial de ação pode ser transmitido para outras células.
Células do sistema nervoso
1- Neurônios. Os neurônios são constituídos por um corpo celular, também chamado pericário, e por prolongamentos. No corpo celular se situa o núcleo e uma porção de citoplasma que o envolve.
Há dois tipos de prolongamentos nos neurônios. Os dendritos geralmente são curtos e bastante ramificados. Seu diâmetro diminui à medida que o dendrito se afasta do corpo celular. O axônio, geralmente único, tem espessura constante e somente se ramifica na sua extremidade.
As sinapses são locais de grande proximidade entre a membrana do neurônio e a superfície de outra célula. Um potencial de ação que chega a uma sinapse pode desencadear a liberação de mediadores químicos e estimular a outra célula – uma outra célula nervosa ou uma célula de outro tecido (como por exemplo, uma célula muscular ou uma célula secretora).
2- Células da neuróglia. Além dos neurônios, o tecido nervoso possui uma outra população de células, denominadas células da glia ou células da neuróglia ou da neuroglia. Há vários tipos de células da neuróglia, que exercem funções importantes no tecido nervoso, tais como suporte e nutrição de neurônios, isolamento dos neurônios, fagocitose e reparação no tecido nervoso.
Fibras nervosas
Os axônios são sempre envolvidos por outras células do tecido nervoso. Ao conjunto de axônio + célula de revestimento se dá o nome de fibra nervosa. Como os axônios são geralmente bastante longos, há sempre necessidade de muitas células para revestir toda sua extensão.
No sistema nervoso central o revestimento é feito por um tipo de célula da neuróglia denominado oligodendrócito. No sistema nervoso periférico exercem esta função as células denominadas células de Schwann.
As células que envolvem os axônios podem produzir um material denominado mielina, composto de moléculas de lipídios complexos. A mielina é derivada das membranas celulares das células envoltoras. As fibras nervosas cujas células de revestimento contêm mielina são chamadas fibras nervosas mielínicas ou mielinizadas, ao contrário das fibras nervosas não-mielinizadas ou amielínicas cujas células de revestimento não contém mielina.
Localização do sistema nervoso
Quanto à sua localização o tecido nervoso pode ser classificado em:
1 – Sistema nervoso central, formado por duas porções contínuas, uma situada no interior da caixa craniana, o encéfalo, e a outra constituindo a medula espinhal. No sistema nervoso central há corpos celulares e prolongamentos de neurônios além de muitas células da neuróglia. Os neurônios do cérebro estão concentrados no córtex cerebral e em agrupamentos de tamanhos variados denominados núcleos.
2 – Sistema nervoso periférico, é distribuído pelo corpo sob forma de:
– nervos, que são conjuntos de fibras nervosas.
– gânglios nervosos que são acúmulos de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central.
Os órgãos do sistema nervoso central são revestidos por membranas de tecido conjuntivo denominadas meninges. Não há praticamente tecido conjuntivo no interior do sistema nervoso central.
Os órgãos e estruturas do sistema nervoso periférico são revestidos por tecido conjuntivo.
Organização do tecido nervoso no sistema nervoso central: substância branca e cinzenta
No sistema nervoso central o tecido nervoso está organizado de tal maneira que os corpos celulares dos neurônios ficam concentrados em algumas regiões. Estas regiões constituem a substância cinzenta do sistema nervoso central.
Os prolongamentos dos neurônios (principalmente seus axônios) também se organizam e constituem regiões denominadas substância branca. Na substância branca os axônios formam feixes de diferentes calibres.
NAVEGAÇÃO NO MOL: