8-1 Tecido muscular

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO MUSCULAR

As células que compõem o tecido muscular são alongadas e por esta razão são também chamadas fibras musculares.
Cuidado para não confundir o termo fibras musculares que são células, com as fibras do tecido conjuntivo, que são acelulares, formadas apenas pela associação de diversas macromoléculas.
Há três tipos de tecido muscular, formados por fibras musculares que possuem características morfológicas e funcionais próprias. A distribuição de cada um dos tipos no corpo também é característica.
Todas fibras musculares têm em comum:
– a presença de grande quantidade de proteínas contráteis, representadas principalmente por miosina e actina. A maneira como estas proteínas se organizam difere nos vários tipos de tecido muscular.
– a capacidade de gerar movimento ou tensão em consequência da contração das células.
Pelo fato destas células serem alongadas elas podem sofrer um grande encurtamento longitudinal, gerando movimento. Se as células se contraem sem que seja permitido um encurtamento, elas geram tensão (tônus).

Devido à organização peculiar das proteínas contráteis em dois dos tipos de fibras musculares, estes são chamados de tecidos musculares estriados. Por que? Quando as estas fibras são vistas ao microscópio, elas apresentem estriações transversais no citoplasma. Estas estriações são chamadas bandas.
No terceiro tipo de fibra muscular o arranjo das proteínas contráteis é bastante diferente e as células não apresentam estriações transversais, é o tecido muscular liso.

Tipos de tecido muscular:
tecido muscular estriado esquelético – de contração voluntária, constitui a musculatura do corpo ligada aos ossos, além de alguns músculos não ligados a ossos, como por exemplo músculos situados na pele (músculos da mímica), orbicular dos olhos e outros.
tecido muscular estriado cardíaco – de contração involuntária, compõe o músculo do coração – o miocárdio – e é encontrado também na porção inicial da aorta.
tecido muscular liso – de contração involuntária, constitui a musculatura das vísceras e das paredes dos vasos sanguíneos.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE