7-19 Tecido ósseo

ORGANIZAÇÃO DO OSSO LAMELAR EM UMA DIÁFISE – 4
Figura superior
Em um aumento maior que o da página anterior, observa-se um detalhe do sistema circunferencial externo de uma diáfise seccionada transversalmente. É um conjunto de lamelas ósseas paralelas, levemente curvas, que delimita externamente a circunferência das diáfises. Os locais ocupados por osteócitos são vistos como pequenas estruturas escuras (setas).
Um sistema semelhante a este, situado na superfície interna da diáfise constitui o sistema circunferencial interno. Este não está mostrado nas figuras e foi visto na figura da página anterior.

Figura inferior
Apresenta dois conjuntos de lamelas ósseas paralelas que fazem parte dos sistemas intermediários. Nas diáfises há de milhões de pequenos conjuntos como esses. Os locais ocupados por osteócitos são vistos como pequenas estruturas escuras (setas).
As lamelas do sistema intermediário se situam entre os cilindros formados por lamelas concêntricas que constituem os sistemas de Havers. Estão seccionados transversalmente e marcados com a letra H. Observe que cada sistema possui um canal central denominado canal de Havers.

Diáfise (secção transversal). Método de Schmorl. Aumento: médio.

Diáfise (secção transversal). Método de Schmorl. Aumento: médio.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE