7-14 Tecido ósseo

SISTEMAS DE HAVERS – 1
O arranjo de lamelas curvas em forma de túneis é muito comum no organismo e constitui a maior parte do tecido ósseo das diáfises.

Cada um destes conjuntos de lamelas constituindo túneis é composto de 2 a 15 lamelas concêntricas. O túnel localizado no centro de cada conjunto é percorrido por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Os osteócitos se situam entre as lamelas e sua nutrição ocorre pelos canalículos ósseos no interior dos quais existem prolongamentos de osteócitos.
Cada conjunto tem a forma de um pequeno cilindro de alguns micrometros de diâmetro e alguns milímetros de comprimento. É denominado sistema de Havers ou osteon. Seu túnel central é denominado canal de Havers.
Como ocorre no osso lamelar, os osteócitos se situam entre as lamelas. A superfície interna do canal de Havers é revestida por osteoblastos, como qualquer outra superfície óssea.

Imagem superior
Esquema de um sistema de Havers formado por três lamelas curvas concêntricas.

Imagem inferior
As lamelas dos sistemas de Havers são formadas por fibras colágenas organizadas em paralelo. Observe como a direção das fibras difere entre uma lamela e a lamela adjacente. Este arranjo oferece uma grande resistência à pressão mecânica e torção.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE