6-7 Tecido cartilaginoso

PERICÔNDRIO
Quase todas peças de cartilagem hialina e elástica são revestidas por uma camada de células e fibras de tecido conjuntivo propriamente dito. Esta camada é denominado denominada pericôndrio.
Não existe pericôndrio na superfície das cartilagens articulares (para que esta superfície seja bastante lisa) e nem em torno de peças de cartilagem fibrosa (fibrocartilagem).
A superfície externa do pericôndrio é geralmente bem definida e se continua com o tecido conjuntivo dos órgãos onde as cartilagens estão instaladas.
A superfície interna do pericôndrio é adjacente ao tecido cartilaginoso, mas os limites entre ambos não são bem definidos.
Nesta interface entre pericôndrio e a cartilagem propriamente dita, ocorre a diferenciação de células com potencialidade para se desenvolverem em condrócitos. Estas células, chamadas condroblastos, se comportam como células-tronco de cartilagem. Após a sua diferenciação estes novos condrócitos são adicionados à superfície da cartilagem, razão do nome crescimento por aposição.

A figura apresenta uma região de pericôndrio de uma cartilagem hialina. Pode se notar que na sua região mais externa (abaixo e à esquerda) o pericôndrio tem características de tecido conjuntivo denso modelado.
Na região interna, que se continua com o tecido cartilaginoso propriamente dito, há uma transição de células que estão se diferenciando em condrócitos. A seta indica a direção desta transição e o sentido de acúmulo de novos condrócitos à superfície da cartilagem por meio tipo de crescimento denominado “por aposição” ou “aposicional”.

Traqueia. Coloração: HE. Aumento:grande.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE