6-4 Tecido cartilaginoso

CARTILAGEM HIALINA – 2
As células residentes do tecido cartilaginoso – os condrócitos – são esféricos ou poliédricos.
Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam permanentemente em pequenas cavidades da matriz denominadas lacunas ou condroplastos.
Há um processo retração durante a fixação dos tecidos e durante a preparação de blocos de parafina. A retração atinge graus diferentes na matriz extracelular e nos condrócitos. Os condrócitos geralmente sofrem mais retração que a matriz. Por isto, quando se observam cortes histológicos, parece que eles não ocupam todo o espaço da sua lacuna. Quando vivos, no entanto, eles ocupam todo o espaço da lacuna.
Há muitos condrócitos na imagem. Identifique-os. Quando se coloca o cursor sobre a imagem, o citoplasma e o núcleo de alguns condrócitos são ressaltados respectivamente em vermelho e azul.
Devido à retração dos condrócitos observam-se muitas porções das lacunas que aparecem vazias, não ocupadas por condrócitos, e são ressaltadas em cor turquesa.
Note que na matriz extracelular não se observam fibras. A matriz é basófila, de cor azul ou arroxeada, conforme a região da matriz.
O pericôndrio é destacado em verde.

Traqueia. Coloração: HE. Aumento: médio.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE