4-4 Tecido conjuntivo

MATRIZ EXTRACELULAR FIBRILAR

Mesentério

Nas próximas páginas serão vistas fibras da matriz extracelular do tecido conjuntivo. Do ponto de vista didático, um local muito conveniente para se observar estas fibras é o mesentério.
Mesentério é uma delgada membrana semi-transparente de tecido conjuntivo revestida por mesotélio em ambas faces. Se não lembrar o que é mesotélio consulte o Glossário, clicando na barra superior do MOL.
O mesentério prende as alças intestinais à parede da cavidade abdominal e no seu interior passam vasos e nervos. Serve para manter em seu lugar os intestinos, nutri-los e inervá-los.
O mesentério é rico em fibras e células do tecido conjuntivo. É possível cortar um pequeno fragmento de mesentério, fixá-lo com fixador histológico, corá-lo e colocá-lo sobre uma lâmina histológica. Veja a figura.
Não há necessidade de fazer cortes histológicos deste material, pois, sendo delgado ele é translúcido e pode ser observado ao microscópio de luz. Este tipo de preparado em que se coloca um fragmento de órgão ou tecido sobre a lâmina de vidro é denominado preparado total.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE