TECIDO CONJUNTIVO DENSO MODELADO – 1
Muitos órgãos são revestidos por uma cápsula que mantém os componentes do órgão unidos e protegidos de pressões mecânicas e do contato com órgãos vizinhos. É o caso, por exemplo, de glândulas salivares, de órgãos presentes na cavidade abdominal como o fígado, baço, adrenal e, além disso, em linfonodos que estão dispersos por todo o corpo, imersos em tecido adiposo ou em tecido conjuntivo frouxo.
As cápsulas são constituídas de tecido conjuntivo denso modelado. É um tecido conjuntivo que apresenta muitas fibras colágenas paralelas entre si. É diferente, portanto, do tecido conjuntivo denso não modelado, cujas fibras colágenas se dispõem em inúmeras direções. Nas cápsulas de órgãos as fibras colágenas se colocam paralelamente à superfície do órgão que revestem. Há relativamente poucas células nesse tecido, representadas principalmente por fibroblastos e fibrócitos.
A figura mostra um pequeno segmento de uma cápsula (ressaltada em azul) presente em torno de um testículo. Observe os núcleos dos fibroblastos e fibrócitos, muito delgados e paralelos às fibras colágenas.
Testículo. Coloração: HE. Aumento: grande.
NAVEGAÇÃO NO MOL: