4-26 Tecido conjuntivo

CÉLULAS TRANSIENTES – 5
Neutrófilos

Em uma pessoa sadia, os neutrófilos são as células mais numerosas dentre o grupo dos leucócitos ou glóbulos brancos do sangue. São sempre encontrados em pequenos números no tecido conjuntivo e sua vida neste tecido costuma ser curta (cerca de 12 h), sendo constantemente substituídos por novos neutrófilos vindos da circulação.
Os neutrófilos formados na medula hematopoiética passam por várias etapas durante o seu desenvolvimento a partir de células precursoras. Em uma das últimas etapas aparece a chamada forma em bastonete, na qual o núcleo, anteriormente esférico, passa a exibir uma forma semelhante à de uma letra C.
A maioria das células neste estágio continua seu desenvolvimento e um dos fatos mais notáveis da etapa final de maturação é o aparecimento de lóbulos nucleares, isto é, o material nuclear que antes estava sob forma de uma letra C passa a constituir duas ou mais porções unidas por delgadas pontes ou filamentos de cromatina. Cada um destes fragmentos é um lóbulo nuclear. As células com este formato de núcleo são denominadas segmentados e são a forma predominante no sangue circulante. Formas em bastonete também costumam existir no sangue circulante normal em pequeno número.
Ao colocar o cursor ou clicar sobre a figura observe:
Neutrófilos segmentados – em vermelho. A melhor maneira de reconhecer e diagnosticar neutrófilos é observar as pequenas porções de cromatina agrupadas no citoplasma e que constituem os lóbulos nucleares. Seu citoplasma é pouco corado.
Plasmócitos – em verde. Células ovaladas, núcleos excêntricos com grumos de cromatina, citoplasma basófilo.
Células com características morfológicas de macrófagos – em azul. São células grandes, núcleo esférico, citoplasma um pouco “espumoso.”

Infiltrado inflamatório. Coloração: HE. Aumento: grande.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE