4-18 Tecido conjuntivo

CÉLULAS RESIDENTES – MASTÓCITO

O mastócito é uma célula que participa da reação inflamatória secretando para a matriz extracelular várias moléculas acumuladas em grânulos presentes no seu citoplasma, como por exemplo a histamina e heparina.
É uma célula de forma ovalada, tem um núcleo central ou excêntrico e uma grande quantidade de grânulos citoplasmáticos. Localiza-se preferencialmente próximo de vasos sanguíneos.
O mastócito geralmente é reconhecido pelos seus grânulos. O conteúdo destes não se cora quase por hematoxilina e eosina e, portanto, o mastócito não é facilmente reconhecido em cortes corados por estes corantes.
Por outro lado, os grânulos podem ser bem evidenciados por corantes que demonstram fibras elásticas e por corantes metacromáticos, como por exemplo o azul de toluidina.
Os corantes metacromáticos são assim chamados por que coram estruturas celulares em cor ligeiramente diferente da sua cor original, por exemplo, os grânulos dos mastócitos se coram em púrpura pelo azul de toluidina.
A imagem é de um preparado total de mesentério corado para demonstração de fibras elásticas. O núcleo do mastócito não está corado, porém pode se observar como citoplasma está preenchido com grânulos de secreção corados em púrpura.

Mesentério. Coloração: Weigert Aumento: grande.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE