4-15 Tecido conjuntivo

CÉLULAS RESIDENTES – FIBROBLASTO – 2
Na imagem há três fibroblastos. Estão situados entre fibras colágenas. Coloque e tire o cursor de sobre a figura repetidas vezes para observar as características que serão descritas.
O citoplasma dos fibroblastos é muito delgado e se cora de maneira semelhante às fibras colágenas. Por estas razões nem sempre se observa o citoplasma destas células.
Os fibroblastos possuem muitos prolongamentos, porém são muito delgados e são dificilmente observados em cortes. Uma pequena porção de citoplasma pode ser às vezes observada em torno das extremidades dos núcleos.

Os fibroblastos presentes na imagem desta e das páginas foram cuidadosamente selecionados por apresentaram citoplasma mais evidente do que geralmente ocorre nos cortes.
O citoplasma está ressaltado em verde após colocar o cursor ou clicar sobre a figura. Núcleos ficam ressaltados em cor cinza.
Um deles, posicionado verticalmente na figura, mostra núcleo e citoplasma. Seu núcleo é elíptico com extremidades arredondadas.
Há um fibroblasto imediatamente à direita do anterior cujo núcleo forma um ângulo. Seu citoplasma não é visível.
O terceiro fibroblasto está no canto inferior esquerdo da figura. Seu núcleo é bem visível, mas muito pouco de seu citoplasma pode ser observado.

Tecido conjuntivo propriamente dito. Coloração: HE. Aumento: grande.

Tablets e telefones celulares:
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE