3-3 Tecido epitelial glandular

COMPONENTES DAS GLÂNDULAS EXÓCRINAS
A maioria das glândulas exócrinas é constituída de duas porções: porção secretora e porção condutora, representada por um ou mais dutos excretores.
Há um tipo de glândula exócrina existente nos intestinos constituído por apenas um tubo que é mesmo tempo a porção secretora e a porção excretora. No entanto, na maioria das glândulas exócrinas as porções secretora e condutora são distintas.

Porção secretora
A porção secretora pode ser formada por um ou vários conjuntos de células cujas estruturas e arranjos são específicos nos vários tipos de glândulas.
As células que formam as porções secretoras se reúnem em pequenas estruturas em torno de um espaço central (um delgado lúmen). O produto de secreção de cada célula é lançado no lúmen deste conjunto de células, o qual se continua com o lúmen dos dutos excretores.

Duto excretor
A parede dos dutos é formada por um epitélio de revestimento que se dispõe formando um pequeno tubo com um lúmen central.
O epitélio que forma o duto é inicialmente do tipo simples cúbico. Se a glândula é pequena e se o duto for curto, este mantém esta estrutura em todo seu percurso. Em dutos mais longos de glândulas mais complexas o epitélio do duto acaba se tornando simples prismático podendo até se tornar estratificado (clique para rever o duto com epitélio estratificado).

Observe com atenção a figura. É uma rara imagem de um corte que contém uma glândula inteira constituída por uma porção secretora (em azul claro após usar o mouse ou clicar) e um longo duto excretor (em azul escuro) que se abre em uma cavidade (na porção superior da figura). A porção secretora é constituída de vários conjuntos de células secretoras (de coloração mais clara e realçadas em azul claro após usar o mouse).
A glândula e seu duto estão imersos em tecido conjuntivo e o duto se abre em uma superfície revestida por um epitélio estratificado pavimentoso (realçada em cor de rosa).

Glândula exócrina. Coloração: HE. Aumento: pequeno.

Tablets e telefones celulares:
Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE