3-15 Tecido epitelial glandular

ÁCINO SEROSO – 5
As células dos ácinos pancreáticos produzem muitos tipos de proteínas diferentes que serão secretadas e, após serem conduzidas pelo sistema de dutos excretores, serão transportadas para o lúmen do intestino delgado. Muitas dessas proteínas são enzimas digestivas.
Para realizar a função de síntese de proteínas, as células acinosas (ou acinares) do pâncreas são dotadas de abundante ergastoplasma (retículo endoplasmático granular). Esta organela se situa na região basal de cada célula acinar, correspondente ao local da célula próximo à lâmina basal. O ergastoplasma de algumas células aparece realçado em azul escuro quando se movimenta o mouse ou clica sobre a imagem.
O ergastoplasma envolve parcialmente os núcleos das células acinosas . Estes núcleos são esféricos, situam-se também na região basal das células e alguns deles aparecem destacados em azul claro. Preste atenção: muitos desses núcleos contêm um nucléolo.
A secreção das células é acumulada em grãos de secreção situados na região apical das células acinosas. Os grãos não são vistos individualmente, mas formam uma região que aparece destacada em cor bege claro em várias células.
Ao contrário do ergastoplasma que é basófilo (azulado, após coloração por HE), a região que contém os grãos de secreção é acidófila (cora-se em rosa pela eosina).
Devido ao arranjo de suas organelas, este tipo de célula é um excelente exemplo de uma célula polarizada.
Uma descrição das regiões das células acinosas do pâncreas é apresentada também no Módulo 1 – Conceitos básicos. Clique aqui para rever aquela descrição.

Repare que:
– Devido à presença de ergastoplasma na região basal de cada uma das células secretoras, o ácino com um todo mostra uma faixa mais corada em sua periferia, correspondente ao conjunto dos ergastoplasmas de suas células.
– O lúmen dos ácinos é muito reduzido e raramente visto em cortes.

Pâncreas. Coloração: HE. Aumento: grande.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE