2-5 Tecido epitelial de revestimento

QUE TECIDO É ESTE? – 3
Ainda em dúvida sobre a caracterização do epitélio e sobre suas diferenças com o tecido conjuntivo?
Preste atenção nos seguintes detalhes:
No epitélio se veem claramente os núcleos das células. As regiões acidófilas (cor de rosa) em torno de cada núcleo são o citoplasma das células epiteliais. Não há quase espaço entre as células e, portanto, as células estão justapostas.
No tecido conjuntivo se veem núcleos bastante afastados uns dos outros. O citoplasma das células que contêm estes núcleos é muito delgado e quase não é visível. As amplas regiões presentes entre as células são espaços preenchidos por matriz extracelular – há muitas fibras colágenas em cor de rosa, de diferentes tamanhos e espessuras – e, além disso, espaços aparentemente vazios resultados de artefato de técnica por causa da retração dos componentes da matriz extracelular.

No epitélio não há vasos sanguíneos. No tecido conjuntivo há um vaso indicado.
Nos epitélios que revestem as cavidades dos sistemas digestivo, respiratório e urinário esta camada de tecido conjuntivo também recebe o nome de lâmina própria.
Nas superfícies úmidas do corpo, isto é, na superfície das cavidades dos órgãos internos, ao conjunto de epitélio + lâmina própria se dá o nome de membrana mucosa, termo às vezes simplificado para mucosa (como por exemplo: mucosa oral, mucosa gástrica).

Consulte o Glossário para esclarecer dúvidas sobre este e sobre outros termos mencionados no MOL (acesso pela barra de navegação no alto da página).
Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE