2-1 Tecido epitelial de revestimento

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO TECIDO EPITELIAL

  • Suas células mantêm muito pouco espaço entre si, portanto, são justapostas, havendo muito pouco material extracelular entre si.
  • Suas células estabelecem muitas junções intercelulares entre si.
  • A forma de suas células é bastante diversa, desde achatada até piramidal, passando por esférica, cúbica e colunar. Relembre as formas de células no Módulo1.
  • O tecido epitelial não contém vasos sanguíneos, com muito poucas exceções.
    Suas células estão sempre apoiadas sobre tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem oxigênio, nutrientes e outras moléculas ao epitélio e recolhem gás garbônico, líquido, metabólitos e secreções.
  • Na interface das células epiteliais com o tecido conjuntivo há uma delgada lâmina de um complexo de macromoléculas denominada lâmina basal. O conjunto constituído pela lâmina basal e pelas fibras do tecido conjuntivo adjacentes à lâmina basal pode ser visível ao microscópio de luz e é denominado membrana basal. As células epiteliais estão, portanto, sempre apoiadas sobre uma lâmina basal.
  • O contacto das células epiteliais com a lâmina basal induz uma organização específica na grande maioria das células epiteliais, denominada polarização. A polarização significa que as diferentes regiões das células epiteliais podem ter organizações características e diferentes conteúdos de organelas resultando em diferentes funções.
  • Como resultado da polarização, a porção da célula que se apoia na lâmina basal é denominada região basal e a porção oposta, frequentemente voltada para uma cavidade, é denominada região apical.
  • As células epiteliais frequentemente têm especializações da sua membrana plasmática, tais como microvilosidades, cílios, estereocílios, além das junções intercelulares.

 

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE