2-20 Tecido epitelial de revestimento

EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO CORNEIFICADO – 5
A pele é revestida por uma camada epitelial denominada epiderme. A epiderme é constituída de um epitélio estratificado pavimentoso corneificado.
Diferente de todos epitélios observados anteriormente neste módulo, a epiderme está exposta ao ar, constituindo uma superfície seca.

No caso de epitélios expostos ao ar, as células das camadas mais superficiais sofrem um processo de corneificação. À medida que as células migram e chegam às camadas superficiais elas morrem e se transformam em delgadas placas de proteínas que protegem as outras camadas celulares. As células mortas da camada córnea descamam continuamente. A camada córnea protege o epitélio de atrito e lesões mecânicas e previne o dessecamento das células epiteliais e do tecido conjuntivo da derme subjacente.

Pele. Coloração: HE. Aumento: médio.


Esta camada córnea está destacada em azul claro na imagem ao passar o cursor sobre a imagem. Repare que não há núcleos nesta camada, pois as células estão mortas. Algumas células pavimentosas, em processo de corneificação, aparecem destacadas em verde.

A camada córnea é mais espessa em regiões de maior atrito, p. ex. – palma das mãos, solas dos pés, cotovelos, joelhos.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: pabrahamsohn@uol.com.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE