2-12 Tecido epitelial de revestimento

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO – 3
Endotélio é o nome que se dá ao epitélio simples pavimentoso que reveste o lúmen dos vasos sanguíneos, dos vasos linfáticos e do coração.
A imagem é de uma região de tecido conjuntivo, um tecido bastante vascularizado, pois por ele transitam vasos sanguíneos que irrigam os outros tecidos. Vasos linfáticos também são conduzidos no tecido conjuntivo.

Tecido conjuntivo. Coloração: HE. Aumento médio.

Lembre-se que os vasos são pequenos tubos e que quando cortados se parecem com anéis. Veja na figura que a parede dos dois vasos sanguíneos é muito delgada e constituída somente por epitélio simples pavimentoso. Como todos epitélios, o endotélio está apoiado sobre uma membrana basal, que não é vista nesta imagem. Em torno dos vasos há tecido conjuntivo.
As células epiteliais que revestem os vasos – células endoteliais – são muito delgadas e frequentemente só se observa bem o seu núcleo, bastante achatado.
Ao passar o cursor veja na figura as células do endotélio. Seus núcleos ficam ressaltados em azul e o citoplasma em vermelho. A região central é o lúmen do vaso o qual contém sangue.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE