11-26 Sistema circulatório

CORAÇÃO

O coração começa a ser formado no início da vida embrionária, no fim da terceira semana de gestação. No fim da quarta semana de gestação já apresenta batimentos rítmicos. Forma-se a partir de um vaso sanguíneo primitivo (tubo cardíaco) que se dobra e se retorce e por fim origina as quatro cavidades do coração.

Pelo fato de ser formado originalmente de um vaso sanguíneo, o coração também é constituído de três túnicas, equivalentes às túnicas dos vasos sanguíneos. São denominadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio.

1 – O epicárdio é a camada mais externa.
2 – O miocárdio é a camada mais espessa e é constituído de tecido muscular estriado cardíaco; corresponde à túnica média dos vasos. As fibras musculares se dispõem em feixes de diferentes espessuras e direções.
3 – O endocárdio é a camada mais interna, semelhante em sua constituição à camada íntima dos vasos sanguíneos, porém sem a lâmina elástica interna entre o endocárdio e o miocárdio. Sua superfície livre recobre o lúmen cardíaco.
Entre o epicárdio e o miocárdio há geralmente uma camada subepicárdica de espessura variável formada por tecido adiposo unilocular, nervos e vasos sanguíneos e linfáticos.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE