11-1 Sistema circulatório

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório é composto pelo sistema vascular sanguíneo e pelo sistema vascular linfático.

O sistema vascular sanguíneo é um sistema circular, fechado, isto é, o sangue circula de um segmento a outro constantemente, em uma única direção, passando pelos diversos componentes do sistema. O componente que impulsiona o sangue é o coração. Vasos que transportam o sangue do coração são as artérias de grande, médio e pequeno calibre, as arteríolas e os capilares. Ao longo desta sequência o calibre dos vasos diminui progressivamente. Aos capilares se seguem as vênulas e veias que aumentam progressivamente de calibre e retornam o sangue ao coração. As artérias se ramificam ao longo de seus trajetos e as veias são formadas pela convergência de vênulas e veias menores.

O sistema vascular linfático não é um sistema circular, porém é unidirecional, da periferia para o centro. Os menores vasos linfáticos – os capilares linfáticos são vasos de fundo cego – estão dispostos no interior do tecido conjuntivo, na maioria dos locais do organismo.
Nos tecidos os capilares linfáticos recolhem parte do liquido intersticial que saiu dos vasos sanguíneos (principalmente ao nível dos seus capilares) e que não foi recolhido de volta para o sangue. Este líquido é denominado linfa e pode conter também células, principalmente linfócitos. Estes capilares linfáticos se unem com outros e originam veias linfáticas de diversos calibres. Estas se reúnem em dois grandes vasos que percorrem as cavidades abdominal e torácica denominados duto torácico e duto linfático direito. Estes desembocam nas veias subclávia esquerda e direita e o seu conteúdo retorna ao sangue.
Os vasos linfáticos, em um ou mais locais de seu trajeto, transferem a linfa para o interior de linfonodos (órgãos que fazem parte do Sistema Linfoide, veja o Módulo 12) e outros vasos linfáticos recolhem a linfa que sai dos linfonodos.

A grande maioria dos vasos, tanto sanguíneos como linfáticos, percorre seu trajeto no interior de tecido conjuntivo.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE