17-3 Glândulas anexas ao tubo digestivo

PÂNCREAS – 3

Nesta página apresentamos uma particularidade importante dos ácinos serosos que constituem o pâncreas exócrino.
– O sistema de dutos excretores que conduz a secreção do pâncreas e das glândulas salivares principia por delgados dutos excretores denominados dutos intercalados.
– No pâncreas, as células iniciais destes dutos intercalados se situam no interior dos ácinos. Isto não ocorre em ácinos serosos de outros locais do organismo, nos quais os dutos intercalados se iniciam na superfície do ácino (veja a figura da página 3-11).
– Em cortes histológicos observam-se frequentemente no lúmen dos ácinos pancreáticos núcleos ovoides de coloração pouco intensa. Pertencem às primeiras células dos dutos intercalados que por esta razão são denominadas células centro-acinosas.
A presença destas células é um fator importante para o diagnóstico de pâncreas e em sua diferenciação de outras glândulas, como por exemplo as glândulas parótidas, também constituídas por ácinos serosos.
Na imagem quatro ácinos estão destacados por linhas verdes. No seu interior observe núcleos de células centro-acinosas ressaltados em azul.

Pâncreas. Coloração: hematoxilina e eosina. Aumento médio.

Desktops e notebooks – Coloque o cursor sobre a imagem.

Tablets e telefones celulares – Clique sobre a figura para acessar outra imagem. Clique fora da figura para voltar à primeira imagem.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: mol@icb.usp.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE