6-1 Tecido cartilaginoso

CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES E CLASSIFICAÇÃO DO TECIDO CARTILAGINOSO

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo constituído por células denominadas condrócitos e por grande quantidade de matriz extracelular.
A matriz do tecido cartilaginoso tem consistência mais rígida que a do tecido conjuntivo propriamente dito. Os condrócitos se alojam em pequenas cavidades da matriz denominadas lacunas.
O tecido cartilaginoso se apresenta em três tipos denominados cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem.
A matriz extracelular (MEC) do tecido cartilaginoso tem características peculiares, diferentes do tecido conjuntivo propriamente dito.
Nas cartilagens do tipo hialino e elástico o colágeno da MEC é constituído principalmente por moléculas de colágeno do tipo II. Estas moléculas formam fibrilas colágenas, mas estas não se organizam em fibras e por isto não são visíveis por microscopia de luz. Na cartilagem do tipo elástico a MEC apresenta muito material elástico e fibras elásticas, além de colágeno. Na cartilagem fibrosa o colágeno é principalmente do tipo I.
A MEC fundamental do tecido cartilaginoso, principalmente nas cartilagens hialina e elástica possui muitos glicosaminoglicanos sulfatados (p. ex. sulfato de condroitina) e não sulfatados (p. ex. hialuronato). Estas moléculas são as principais responsáveis pela rigidez deste tecido e pela sua consistência característica.
Por existirem muitos radicais ácidos na matriz fundamental, esta matriz se cora preferencialmente por corantes básicos. Em cortes corados por hematoxilina e eosina a matriz tem cor azulada, ao contrário da matriz do tecido conjuntivo propriamente dito que é acidófila (cor de rosa) devido à presença de grande quantidade de fibras colágenas.

Erros? Texto pouco claro? Sugestões? Comunique-se com os autores:

Histologia Geral e dos Sistemas: pabrahamsohn@uol.com.br

Histologia Oral: vfreitas3d@gmail.com.

NAVEGAÇÃO NO MOL:

ACESSAR PÁGINA ANTERIOR

ACESSAR PÁGINA SEGUINTE